Você está em - Paróquia

1º Pároco Padre Tarcísio Pereira de Carvalho

Padre Tarcísio Pereira de Carvalho

Seu ingresso no seminário Menor da Arquidiocese de Natal se deu quando estava com 19 anos, em fevereiro de 1958.

Até então, já tinha vivido duas etapas: a primeira aos 13 anos, no pré- adolescente na sua cidade de origem Santa Cruz/ RN; a segunda emigrou para o sudeste na capital de São Paulo e também para o interior daquele Estado. Em agosto de 1957 regressa para Santa Cruz.

Foi neste segundo período, no despertar para a vida adulta que teve seus primeiros engajamentos na comunidade de fé, através da Congregação Mariana e da sociedade Vicentina, onde despertou para o Apostolado, testemunho de Vida e daí para a vida consagrada, optando pela a vocação sacerdotal.

Regressando em agosto de 1957 à Diocese da cidade de Santa Cruz/RN, entrou em contato com o Pároco local, Monsenhor Emerson Negreiros, que o acolheu com muita cordialidade, colocando-o à frente do Pré-Seminário que fundara na respectiva Paróquia.

Em fevereiro de 1958, foi apresentado ao Sr. Arcebispo Dom Marcolino Dantas que o autorizou a ingressar no Seminário Menor de São Pedro em Natal.

Ao longo de 05 anos, concluiu o curso ginasial e de humanidades (2º grau), em 1962, no Seminário Provincial da Prainha, Fortaleza/CE, entre 1963 e 1965, fez o curso de Filosofia. No Seminário Central de Ipiranga em São Paulo/SP, entre 1966 - 1969 concluiu o curso de Teologia.

Para ele, estes 12 anos de preparação à vida Ministerial até a ordenação sacerdotal, foram de uma extraordinária riqueza espiritual, humana e pessoal e durante esse período, não houve nenhuma sobressalta ou desvio de conduta e com persistência, determinação e, sobretudo, fé, foram vencidos todos os desafios que surgiam pela frente.

Em 13 de julho de 1969 com 30 anos e 10 meses de idade, foi ordenado presbítero na cidade de Santa Cruz/RN pelo Sr. Arcebispo Metropolitano, Dom Nivaldo Monte e logo designado para assumir uma Paróquia recém-criada na periferia da capital, no bairro da Cidade da Esperança, onde com persistência e dedicação, foi desenvolvido um trabalho conjunto com a comunidade de Fé e humana por 16 anos ininterruptos.

Exerceu a função de Coordenador da Equipe de Seminaristas Maiores da Arquidiocese, no período de 1969 a 1972. No ano de 1985 foi transferido para a cidade de Canguaretama/RN, onde foi pároco até o ano de 1987. No mesmo ano, assumiu a Paróquia de Coronel Ezequiel/RN, onde ficou até o ano 2000, sendo transferido novamente para a cidade de Tangará/RN, onde foi Pároco de 2000 a 2004. Assumiu diversas funções na Arquidiocese de Natal, entre elas, foi membro eleito pelo Conselho Presbiteral com um mandato de 02 (dois) anos.

Foi membro do Colégio dos Consultores durante 05 (cinco) anos, nomeado pelo Arcebispo Dom Nivaldo Monte; foi assistente Eclesiástico da Pastoral da Mulher Marginalizada e Capelão da Penitenciária João Chaves. Também assumiu a função de Capelão da Polícia Militar do RN em jurisdição territorial sobre toda província eclesiástica (Natal, Caicó e Mossoró). Sob a coordenação do Vicariato Militar do Brasil.

As diversas atividades sócio pastorais sempre foram muito gratificantes, nos conta Padre Tarcísio. “Apesar da referência necessária de nossa missão à pessoa de Jesus Cristo, do qual precisamos aprender sempre de novo as atividades que devem nortear nossa vida, estamos sujeitos a desvios que ferem nossa trajetória sacerdotal.” E no ano de 2010, solicita dispensa de suas obrigações sacerdotais, para seguir outra vocação, a do matrimônio.

CARTA DE DISPENSA DAS OBRIGAÇÕES SACERDOTAIS

Beatíssimo Padre,

Venho, pelo presente instrumento, à augusta presença de Vossa Santidade para apresentar o meu pedido de DISPENSA DAS OBRIGAÇÕES SACERDOTAIS que submeto, com humildade, a apreciação de vossa augusta pessoa.

Incluo, nessa solicitação, as informações, em anexo, necessárias à concessão de tal favor.

Natal, 08 de novembro de 2010