Você está em - Movimentos
Segue-me

Inspirados no Encontro de Jovens com Cristo, criado pelo Pe. Alfonso Pastore, em São Paulo, dois jovens que participaram desse Encontro, juntamente com casais que vivenciaram a experiência do ECC na Paróquia do Divino Espírito Santo do Guará II, sob a orientação do Pe. Antônio Chirulli, decidiram organizar um outro Encontro de jovens em Brasília, ao qual denominaram de “Segue-Me”.

A expressão “Segue-Me” é tirada da Sagrada Escritura, e inspirada na vocação de Mateus: “partindo dali, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado no telônio e disse-Ihe: Segue-me – e ele levantou-se e seguiu-o” (Mt 9,9).

Eles, no Encontro de Casais com Cristo – ECC, dispunham de tantas oportunidades de reuniões e atividades, impelindo-os a modificar sua maneira de ser e agir, em casa, se deparavam com seus filhos, crianças, adolescentes e jovens, com escassas oportunidades, na Igreja ou na escola, de aprimorar o diálogo e a formação religiosa.

Inicialmente, os Encontros “Segue-Me” destinavam-se apenas aos filhos de casais que tinham feito ECC, os quais acabaram trazendo outros jovens – seus amigos e amigas – que, por sua vez, levaram ao ECC, casais que ainda não tinham vivenciado.

Em 1979, casais do ECC, dois jovens que vieram de São Paulo e alguns jovens da Paróquia do Divino Espírito Santo do Guará II, sob a direção espiritual do pároco Pe. Antônio Chirulli, realizam o primeiro encontro “Segue-Me”.

A partir de 1981, o Encontro “Segue-Me” se difundiu por todo o Distrito Federal com a criação de vários núcleos, tanto no Plano-Piloto, como nas Cidades Satélites.

Em 1985, um casal do ECC de Natal, juntamente com 04 (quatro) jovens (dois da Paróquia de Nossa Senhora da Candelária e dois da Paróquia de Nossa Senhora das Graças e Santa Teresinha) participaram de um “Segue-Me” na Paróquia de Nossa Senhora da Consolata, em Brasília/DF.

No mesmo ano, realizou-se o primeiro “Segue-Me” em Natal, congregando as paróquias acima citadas, com o apoio dos núcleos Dom Bosco, Santo Antônio e Asa Norte. todos de Brasília, sob a direção espiritual do Pe. Vilela e do Pe. Lucas Batista.

Em 1987, o núcleo foi desmembrado, ficando um em cada Paróquia. Contamos hoje em Natal com 09 (nove) Paróquias: Santa Teresinha, Nossa Senhora da Candelária, São Pedro, Santo Afonso Maria de Ligório, São Francisco de Assis, Nossa Senhora Aparecida, Cristo Ressuscitado, Paróquia de Sant’Ana e Nossa Senhora da Esperança, com perspectiva de alcançar outras paróquias, onde já existe ECC.

Nos dias de hoje, o Senhor Jesus, também ao passar, continua a dirigir aos jovens esse mesmo convite, para que eles deixem tudo e o sigam.

O Espírito Santo suscitou nessas pessoas que imaginaram o “Segue-Me” a idéia de encaminhar os jovens, confusos e desnorteados a outras tantas telônias por onde Jesus passasse e formulasse a eles o mesmo convite que fez a Mateus.

Muitos casais que tinham tido a graça de fazer o ECC desejavam uma oportunidade análoga para os seus filhos jovens.

+ Movimentos

Ver mais