O Encontro com Cristo - EC é um serviço da igreja voltado para o atendimento e acolhida das solteiras, viúvas e separadas. Nasceu em 1979, na Paróquia Sagrada Família, em Porto Alegre, sob a inspiração do Pároco. Até então, as comunidades paroquiais voltavam-se tão-somente para as crianças, jovens, noivos e casais, deixando à margem de qualquer benefício significativa parcela de pessoas, que, pela peculiaridade de condições que as envolviam, necessitavam de cuidados, acolhida e carinho da comunidade. Visa a valorização da pessoa, seu engajamento na paróquia, bem como assistência espiritual, afetiva e orientação geral.
O 1º EC realizou-se nos dias 24 e 25 de novembro de 1979, na Paróquia Sagrada Família, sob orientação forte e segura do Padre Severino e auxílio de casais do ECC.
A exemplo da Paróquia Sagrada Família, existem núcleos do EC em várias paróquias da Capital, no interior e em outros Estados.
Este movimento vem ao encontro dos anseios de João Paulo II, expressos no documento Familiaris Consortio, n° 24, que chama atenção sobre a discriminação social sofrida pelas mães solteiras, desquitadas e divorciadas. Baseados nessa preocupação do próprio Papa e sob a orientação do Pároco, esta parcela da sociedade, antes esquecida, encontra na Sagrada Família local para crescimento espiritual, convívio fraternal e amigo. Hoje o grupo apresenta-se ampliado, reúne não só mães solteiras, separadas e divorciadas, mas também homens e mulheres solteiros.
Já foram realizados trinta e dois EC na Paróquia, com mais de três mil e quinhentos participantes.