Você está em - Pastorais
Litúrgica

A pastoral litúrgica, com a participação da comunidade ou de seus representantes, ocupa-se com a preparação, realização e avaliação das celebrações. Comporta uma adequada organização da vida litúrgica em todos os níveis eclesiais e uma permanente formação litúrgica do povo, dos ministros e das equipes de liturgia.

ORGANIZAÇÃO

Segundo o Documento n° 43 da CNBB – Animação da Vida Litúrgica, o coração e cérebro desta pastoral é a equipe de pastoral litúrgica em nível, nacional, diocesano e paroquial. Cabe-lhe com a CNBB, com o bispo ou com o pároco planejar, nos respectivos campos de ação, a Pastoral Litúrgica, o que será mais eficiente se continuamente pesquisar a situação real dos que celebram, aprofundar sempre mais seu conteúdo teológico, formar agentes e organizar sua ação. Essa pastoral é composta por 3 equipes:

- Equipe de Liturgia

Composta por um grupo fixo, podendo haver rotatividade em períodos pré-definidos, a Equipe de Liturgia terá como finalidade organizar todo o trabalho litúrgico da comunidade: missas, celebrações, horas santas, procissões, celebrações catequéticas, mas não atuando necessariamente na execução. Sua principal contribuição será formar junto com o pároco as diretrizes gerais que devem ser seguidas nessas celebrações pelas demais equipes, sempre acompanhando o desenvolvimentos dessas atividades. Em nossa paróquia, essa equipe é formada, atualmente, por: Allen, Francisca, Branquinho, Eliene, Isaura e Carlinha.

-Equipes de Celebração

Estas equipes serão encarregadas diretamente das celebrações litúrgicas no Santuário e comunidades. Delas farão parte, especialmente, leitores, ministros da distribuição da sagrada comunhão eucarística, recepcionistas, salmistas, coroinhas, animadores, comentaristas e ministros que presidem, entre outros. Poderão ser quantas forem necessárias.3 Se a equipe litúrgica é fixa, ao menos por um período, as equipes de celebrações são variáveis; são constituídas para uma missa ou para alguma celebração. Sempre, contudo, tais equipes devem ser constituídas com antecedência.

- Equipes do Ministério de Música

Serão responsáveis pela música nas celebrações. Deverão conhecer bem e ensaiar os cânticos periodicamente com a comunidade, sendo sempre atentos às orientações litúrgicas quanto às escolhas das músicas e uso das vozes e instrumentos, assim como às demais diretrizes definidas pela Equipe de Liturgia.

+ Pastorais