Você está em - Notícias

Papa nomeia cardeais no topo da hierarquia da Igreja Católica

O Papa Francisco nomeou neste domingo 20 novos cardeais em todo o mundo para o grupo de elite no topo da hierarquia católica romana, incluindo 15 que podem entrar no conclave para escolher seu sucessor após sua morte ou resignação.

É a segunda vez que Francisco, de 78 anos, coloca sua marca na direção que quer que os 1,2 bilhão de membros da Igreja sigam, tendo nomeado 19 cardeais há um ano. Os novos "príncipes" da Igreja serão empossados em uma cerimônia conhecida como consistório no Vaticano, no dia 14 de fevereiro.

Os 15 novos "cardeais eleitores" - aqueles com menos de 80 anos - vêm da Itália, França, Portugal, Etiópia, Nova Zelândia, Vietnã, México, Miamar, Tailândia, Uruguai, Espanha, Panamá, Cabo Verde e Tonga. Nove deles são de países em desenvolvimento.

Foi a primeira vez que cardeais de Miamar, Tonga e Cabo Verde foram apontados, disse um porta-voz do Vaticano, refletindo o desejo de Francisco de que o Colégio dos Cardeais represente a natureza universal da Igreja.

O porta-voz Padre Federico Lombardi afirmou que o papa "não se sente acorrentado à tradição" de que as maiores cidades no mundo tenham automaticamente cardeais para liderá-las.

Apenas um dos 15 cardeais eleitores é da Cúria, a administração central do Vaticano.

Os cinco novos cardeais acima de 80 anos não poderão entrar no conclave. Eles receberam um título para agradecer por seus longos anos de serviço à Igreja.

Francisco dobrou uma regra da Igreja que limita em 120 o número de cardeais eleitores, decidindo trazer o total dos cardeais abaixo de 80 anos para 125. Com as nomeações de domingo, ele agora apontou 31 deles, um quarto do total.

Autor:
Fonte: g1.globo.com/mundo/noticia/2015/01/papa-nomeia-cardeais-no-topo-da-hierarquia-da-igreja-catolica.html
Arquidiocese de Natal ganhará oito novos diáconos transitórios
Data | 03/01/2015

Arquidiocese de Natal ganhará oito novos diáconos transitórios

Oito seminaristas serão ordenados diáconos, dia 8 de setembro, às 17 horas, na Catedral Metropolitana de Natal, durante celebração presidida pelo arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha. Na ocasião, receberão a ordem do diaconato os seguintes alunos do Seminário de São Pedro:

Encontro Mensal do Clero e Articuladores da Arquidiocese de Natal
Data | 03/01/2015

Encontro Mensal do Clero e Articuladores da Arquidiocese de Natal

A alegria do Ressuscitado é a nossa força e esperança. Motivados pela presença de Jesus em nosso meio, somos convidados/as a participar do Encontro mensal do Clero e dos Articuladores, a realizar-se na quinta-feira dia 29 de abril, das 9h às 12h.

JORNADA EUCARÍSTICA ARQUIDIOCESANA
PROVÍNCIA ECLESIÁSTICA DO RIO GRANDE DO NORTE
Festa da Capela do Santo Cristo Redentor

01/08/2019 a 04/08/2019
Tema: Batizados e enviados, celebramos dez anos de evangelização.

O mundo é cada dia mais cruel com os excluídos, diz Papa

Papa Francisco enviou uma videomensagem por ocasião do Dia Mundial do Migrante e do Refugiado 2019

Papa pede que agricultura familiar ajude a acabar com a fome no mundo

O Papa orientou que a agricultura familiar possa ser um aliado para o problema da desnutrição no mundo.