Arquidiocese celebra missas em ação de graças pela canonização

As celebrações acontecerão nos dias 28 e 29 de outubro e 4 de novembro

Arquidiocese celebra missas em ação de graças pela canonização

Centenas de fiéis devem se dirigir ao monumento dedicado aos Mártires, na comunidade de Uruaçu, no município de São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Natal, neste sábado, dia 28 de outubro, para render graças a Deus pela canonização dos Protomártires do Brasil. Pela manhã, das 7 às 12h, a programação será voltada à comemoração do Dia Nacional da Juventude, em nível arquidiocesano. Às 10h e às 12h, serão celebradas missas. A partir das 14 horas, serão realizados shows religiosos, no palco do monumento. O primeiro terá a animação da cantora religiosa potiguar, Fátima Santos. Às 15 horas, subirá ao palco o grupo Cantores de Deus, de São Paulo.

Às 16h30, haverá o lançamento da Revista ‘A Ordem – especial Mártires’, produzida pelo Setor de Comunicação da Arquidiocese de Natal. O impresso, com 60 páginas, traz a história dos massacres ocorridos em 1645, no Rio Grande do Norte; entrevista com o Cardeal Dom Cláudio Hummes, o ‘padrinho’ dos Mártires; matéria sobre os processos de beatificação e de canonização; artigos, e uma reportagem sobre a celebração de canonização, realizada dia 15 de outubro, na Praça de São Pedro, em Roma, presidida pelo Papa Francisco.

Ainda no sábado, 28, em Uruaçu, às 17 horas, será celebrada a solene missa em ação de graças, presidida pelo arcebispo emérito de São Paulo, Cardeal Dom Cláudio Hummes, concelebrada por 14 arcebispos e bispos do Rio Grande do Norte e de outros estados, e padres do clero da Arquidiocese de Natal. A celebração será transmitida pela TV União (de Natal), TV Canção Nova e por uma cadeia de mais de 15 emissoras de rádio. Após a missa, haverá a apresentação da ‘Cantata dos Santos Mártires’, organizada pela Fundação José Augusto, do governo do Estado.

No dia seguinte, 29, às 10 horas, será celebrada a segunda missa em ação de graças pela canonização. Será no Santuário dos Mártires, no bairro Nazaré, zona oeste da capital, presidida pelo arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha.

E, no dia 4 de novembro, às 16 horas, a celebração acontecerá na capela de Nossa Senhora das Candeias, na comunidade de Cunhaú, no município de Canguaretama, presidida por Dom Jaime.

Protomártires do Brasil

No ano de 1645, dois grupos de cristãos foram massacrados por defenderem a fé católica. O primeiro massacre ocorreu no dia 16 de julho, na capela do engenho Cunhaú, em Canguaretama, quando foram mortos o Padre André de Soveral e um grupo de fiéis leigos. No dia 3 de outubro, na comunidade de Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante, foram mortos o Padre Ambrósio Francisco Ferro, Mateus Moreira e outros companheiros leigos.

Os Mártires de Cunhaú e Uruaçu foram beatificados pelo Papa João Paulo II, na Praça de São Pedro, em Roma, em 5 de março de 2000. Foram canonizados pelo Papa Francisco, no último dia 15, em Roma. André de Soveral, Ambrósio Francisco Ferro, Mateus Moreira e companheiros leigos são os primeiros Santos Mártires do Brasil.

Missas em ação de graças pela canonização dos Protomártires do Brasil
. 28 de outubro, às 17h, no monumento dos Mártires, em Uruaçu, São Gonçalo do Amarante
. 29 de outubro, às 10h, no Santuário dos Mártires, bairro Nazaré, Natal-RN
. 4 de novembro, às 16h, na capela de Nossa Senhora das Candeias, Cunhaú, Canguaretama