Você está em - Notícias
Faltam 30 dias para a Canonização dos Protomártires do Brasil

Daqui a 30 dias acontecerá a canonização dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, os protomártires do Brasil. No dia 15 de outubro, às 10 horas (horário de Roma), na Praça de São Pedro, no Vaticano, o Papa Francisco, canonizará os padres André de Soveral e Ambrósio Francisco Ferro, Mateus Moreira e 27 companheiros leigos. Serão os primeiros santos mártires do Brasil.

Além da canonização, no dia 15, também acontecerão outras duas celebrações, em Roma. Antes, no dia 14, às 17 horas, serão rezadas as vésperas solenes, na capela do Pontifício Colégio Pio Brasileiro. E, no dia 16, às 11 horas, na Basílica Vaticana, será celebrada missa em ação de graças, presidida pelo Cardeal Dom Sérgio da Rocha, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

No Brasil

A Arquidiocese de Natal já definiu um calendário de celebrações em ação de graças pela canonização dos Mártires potiguares. No dia 28 de outubro, no monumento dos Mártires, na comunidade de Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante, a partir das 15h, haverá show com o grupo Cantores de Deus, de São Paulo, e, às 18h, celebração eucarística.

No dia 29, no Santuário dos Mártires, no bairro de Nazaré, em Natal, às 10h, a missa será presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni d’Aniello.

E, no dia 4 de novembro, na capela de Nossa Senhora das Candeias, em Canguaretama, às 16 h, a celebração em ação de graças será presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha.

Revista dos Mártires

O Setor de Comunicação da Arquidiocese de Natal está produzindo a revista “Especial Mártires”. A edição terá 60 páginas, com artigos, textos sobre a história dos massacres ocorridos em 16 de julho e em 3 de outubro de 1645, entrevista com o Cardeal Dom Cláudio Hummes, matérias sobre as quatro paróquias dedicadas aos Mártires, testemunhos de devotos, entre outros assuntos relacionados à história e devoção aos Protomártires do Brasil. O lançamento da revista ocorrerá dia 28 de outubro, em Uruaçu, por ocasião da festa em ação de graças pela canonização.

+ Notícias

Ver mais